Comunicação Visual é toda forma de comunicação que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para expressar uma ou mais idéias.

O uso de imagens muitas vezes torna-se mais eficaz que o uso de texto para veicular uma informação. A imagem atinge o receptor instantaneamente, enquanto o texto precisa ser lido e interpretado, dando margem a desvios de compreensão. A imagem é imediatista, o receptor só percebe que foi atingido depois que absorveu a informação.

O uso de desenhos, signos, imagens e gráficos tem como uma das principais características atribuir particularidades à mensagem.

Por exemplo, o logotipo de uma marca famosa dispensa o uso de textos explicativos para que o receptor saiba a qual marca se refere a imagem. A propaganda utiliza muito deste recurso na divulgação das marcas em revistas, jornais e outdoors, que são meios de comunicação nos quais o receptor não dedica muito tempo a analisar tais propagandas.

Como vimos, a Comunicação Visual é muito usada na propaganda, pois exige menos tempo para veicular uma idéia do que o texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos.